Monday, December 18, 2006

07.07_PROUN (1919-21)

“PROUN - de PRO – UNOVIS, indica um domínio criativo sem precedentes, situado em algum lugar entre a pintura e a arquitetura.” (Pág. 204, História Crítica da Arquitetura Moderna, Kenneth Frampton.)

_imagens: http://worldwhitewall.com/ellissitzky1890-1941.htm

El Lissitzky colaborou na introdução das idéias de Malevitch no campo da arquitetura na Europa e na Bauhaus.
“Em Vitebsk, Lissitzk lecionou no Atelier de Artes Gráficas, Impressão e Arquitetura do Colégio de Arte do Povo. Lissitzk queria estudantes capazes de aprender "os métodos e sistemas básicos da arquitetura e desenvolver a expressão gráfica e plástica dos seus projetos construtivos através do uso de modelos". (Building in the USSR 1917-1932 Edited by O. A. Shvidkovsky)

“Lissitzk cria o Proun - representações geométricas com as mais diversas combinações de formas geométricas. Proun significa cidade, ponte.

_imagem: FRAMPTON, Kenneth. História Crítica da Arquitetura Moderna

Para El Lissistky, a proposta do Proun, começa do plano, passa à construção de modelos tridimensionais depois à construção de objetos de nossa vida cotidiana.
Proun supera a separação entre arte, artistas arquitetos e engenheiros.
dedica-se a construção do espaço, organiza as dimensões deste por meio dos seus elementos, cria uma nova imagem multifacetada mas unificada, de nossa natureza.
Proun é uma espécie de protótipo estético. Ênfase dada à manipulação do espaço enquanto função primaria do Proun: massa, espaço, plano, proporção, ritmo. O material transforma-se em forma através da construção, a economia de meios são necessários.Proun é uma formação criativa de dominação do espaço por meio da construção econômica com material reavaliado. “ (Arq. Dr. Clara Miranda, texto Construtivismo).

O Proun foi uma dos conceitos mais utilizados pelos arquitetos e artistas que até nos tempos atuais ele ainda é utilizado. Principalmente pela arquiteta Zaha Hadid, como mostra a figura a baixo, que utiliza muito em seus trabalhos como exercício de criação.

_imagens: LTOR: EL LISSITZKY, PROUN 5A, LITHOGRAPH FROM THE PROUN FOLIO, 1921; ZAHA HADID, TRAFALGAR SQUASRE GRAND BUILDING PROJECT, 1985, LOBBIES OF TOWERS (Deconstruction Omnibus Volume, pág. 13)



_imagens: LTOR: EL LISSITZKY, PROUN 23, NO.6, 1919; OMA, WELFARE PALACE HOTEL, 1976-7 (Deconstruction Omnibus Volume, pág. 13)

1 Comments:

Blogger Bibi Barbarat said...

Não poderia sair daqui sem comentar. Esse blog foi muito útil para a realização de um trabalho meu de comunicação e arte. Parabéns pelo blog!

11:53 AM  

Post a Comment

<< Home