Monday, December 18, 2006

06_GRUPOS

ASNOVA - Associação de Novos Arquitetos
O grupo ASNOVAS surgiu em 1923, durante o governo de Lênin, eles procuravam uma nova forma de construção dentro da estética científica que expressassem as condições do novo, do Estado socialista.


Vkhutemas - Atelieres Superiores de Arte e Técnica
Fundados na Rússia, em 1920, fazia exercícios usando as formas puras, estudo sobre o crescimento e a diminuição da forma dinâmica. Em alguns momentos esses estudos foram propostos como projetos de edifícios, como o restaurante suspenso concebido por Simbirchev, 1923.

OSA - União de Arquitetos Contemporâneos
O grupo OSA surgiu em 1925 após a morte de Lênin, com o socialismo em crise. Era formado inicialmente por arquitetos e depois começou a admitir campos afins, como a sociologia e a engenharia, mudando a relação com o cliente, as idéias é fazer um novo profissional: primeiro o sociólogo, segundo o político e, por último, o terceiro o técnico. Lançaram a revista Sovremennaya Arkhitekutra (arquitetura contemporânea) dedicada à incorporação de métodos científicos e à prática arquitetônica.

A preocupação deles já não era mais de condescender com as preocupações formalistas dos Vkhutemas ainda sob a influencia de Ladovsky e nem a cultura produtivista do Proletkult, mas sim a condensação social como o clube dos trabalhadores, a habitação, a moradia comunitária (dom-kommuna, nova moradia comunitária) e o trânsito. A idéia era “estimular e não ditar.” (Kenneth Frampton, História da arquitetura moderna, pág. 210)

O OSA foi atacado pelo grupo Pro-Stálin conhecido como VOPRA (Associação dos Arquitectos Proletários – URSS) que condenou tais projetos pelo seu vão idealismo.
“Mas a incapacidade do OSA de desenvolver propostas suficientemente concretas para o planejamento em grande escala ou a criação de tipos de moradia que se ajustassem às necessidades e aos recursos de um Estado socialista assediado, em conjunto com a tendência paranóide de censura e controle que se manifestou sob o governo de Stalin, tiveram o efeito de eclipsar a arquitetura “moderna” da União Soviética.” (Kenneth Frampton, História da arquitetura moderna, pág.212)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home