Monday, December 18, 2006

03_CONTEXTO HISTÓRICO


_imagem: autoria próprioa.

O movimento moderno construtivista ocorre no período entre 1913 e 1930, Na Europa, principalmente na Rússia, território que estava passando por grandes mudanças políticas, ideológicas, sociais, culturais e econômicas. Mudança essas que se tornou em uma revolução, em outubro de 1917 explode a revolução socialista que se fez sob a direção de Vladimir Lenin: paz, casa, pão.

Durante a revolução surgem vários grupos e organização de arquitetos, devido à complexidade da vida artística e a vontade deles de pensar para mudar, para representar e construir uma arquitetura para um novo modo de vida e de pensamento, para uma nova linguagem, uma linguagem que negasse o clássico, que não representa-se mais o passado, “o mundo da não-representação”. (Malevitch)

Esses grupos e organizações geravam idéias e teorias de acordo com a passagem de uma etapa a outra de sua formação. É importante constatar que na época de Lênin foi o auge do construtivismo russo, o acontecimento de grandes obras (época da Nova Política Econômica de Lênin) experimentações para as novas formas arquitetônicas. Porém também não se chegou a construir o que realmente era feito nos Vjutemas (Atelieres Superiores de Arte e Técnica), já que em fase de revolução e pós-revolução a economia estava muito instável e também a incapacidade da engenharia soviética da época.

_imagem/montagem: autoria própria.

Com a crise do socialismo e a morte de Lênin, Stalin sobe ao poder em 1931 perseguindo os construtivistas acusando-os de elitistas que inventaram uma forma de arte sem propósito, mas que no fundo era a vontade de acabar com a idéias da revolução arquitetônica, de ir contra o moderno para preservar o clássico, como todo grande ditador fez. Glorificando-se sobre as colunas greco-romanas. Stalin: “Pilares para o povo”.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home